Hoje vamos falar do Flutter, será que vale a pena aprender?
Fique até o final deste artigo e você terá informações completas sobre este novo framework.
O Que é Flutter?
Flutter é um framework criado pela empresa Google, surgiu em 2015 porém a primeira versão instável que é a versão 1.0, foi lançada em 4 de Dezembro de 2018 no evento Flutter Live.
O Flutter é desenvolvido em C, C++, Dart e Skia Graphics Engine, a linguagem padrão utilizada pelo Flutter é a linguagem Dart.
Pra quem não sabe a linguagem Dart não é nova, ela foi criada em meados de 2011 pela empresa Google. O objetivo da linguagem Dart era substituir a linguagem de programação JavaScript, porém acabou que a linguagem não se popularizou como esperado e o JavaScript continuou muito forte no desenvolvimento Web.
Com a chegada do Flutter a linguagem Dart voltou a ter força no mercado e começou a se popularizar.
Quais os Principais Benefícios do Flutter?
O Principal benefício do Flutter é você criar aplicações híbridas porém com uma performance nativa, você pode usar a mesma base de código para seu aplicativo Android e iOS.
Outro grande benefício é o seu desenvolvimento rápido em aplicações, com o Stateful Hot Reload é possível atualizar automaticamente o aplicativo, tudo isso no momento em que o arquivo é salvo no projeto e sem perder o status da aplicação.
Você pode usar o novo framework do Google em varias IDEs famosas do mercado como: Android Studio, XCode, Visual Studio Code.
Com o Flutter é possível criar layouts muito mais atraentes pro usuário, conferindo liberdade aos designers, com esse framework é possível modificar cada pixel da tela.
Flutter é livre, código aberto, O projeto open source está sob a licença BSD-style, É possível encontrar o projeto do Flutter no GitHub e contribuir para o seu desenvolvimento.
Flutter pode ser compilado para: Android, iOS, Windows, Mac, Linux, Google Fuchsia e Web.
Quais empresas estão utilizando Flutter?
Algumas empresas já utilizam o framework do Google.
- Tencent
- The New York Times
- Nubank
- N2B
E muito mais, confira essa lista de empresas somente no Brasil.
Conclusão: Vale a Pena Aprender Flutter?
Sim vale muito a pena aprender, pois esse framework traz diversas melhorias consideráveis pro desenvolvimento. É um framework muito novo ainda, porém vale a pena conhecer, sempre é bom estar atualizado com novas tecnologias e tendências que vão surgindo no mercado.
Se o seu objetivo é criar aplicações que rode tanto no Android e no iOS, Flutter é a melhor opção pra você, pois ele vai trazer recursos que vão cumprir este objetivo.
Agora se você quer criar aplicativos somente pra uma plataforma, talvez não seja tão interessante criar em Flutter, seria melhor criar com linguagens nativas de cada plataforma.
Exemplo: Se você quer criar um aplicativo somente pro sistema Android, você pode utilizar Java ou Kotlin.
Se você quer criar um aplicativo pro iOS, é melhor programar em Swift ou Objective C.
Outro ponto importante e que muitas pessoas tem dúvidas, vale a pena aprender se eu for um total iniciante?
Pra pessoas que nunca tiveram contato com programação mobile, eu recomendo que não estude Flutter nesse primeiro momento, apesar de não existir uma resposta absoluta é uma grande recomendação, pois é um framework que está crescendo, você não terá tantos conteúdos a disposição e pra um total iniciante não é tão recomendado, a curva de aprendizado acaba sendo limitada.
É melhor começar com linguagens nativas de cada plataforma entender como funciona este universo e os seus paradigmas, e só depois partir pro estudo do Flutter.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre este framework, Assista os vídeos logo abaixo.
Vamos criar algumas interfaces usando a linguagem Dart.
LAYOUT DE LOGIN E CADASTRO – PARTE 1
LAYOUT DE LOGIN E CADASTRO – PARTE 2
LAYOUT DE LOGIN E CADASTRO – PARTE 3
Vídeo Bônus Para Você
Pra finalizarmos com chave de ouro, eu vou te entregar um vídeo bônus, aprenda a criar uma lista horizontal.
CRIANDO UMA LISTA HORIZONTAL
Se você gostou do conteúdo deste artigo, compartilha com os seus amigos e deixe um comentário logo abaixo!
Um forte abraço e até o próximo post.