Kotlin é uma linguagem de programação orientada a objetos, funcional e de tipagem estática.
Foi desenvolvida pela empresa JetBrains, em 2016 foi lançada a sua primeira versão instável, que é a versão 1.0
Em 2017 O Google anunciou que o Kotlin é a linguagem oficial do sistema Android.
Você deve estar se perguntando, por que eu devo aprender Kotlin se já existe Java para o desenvolvimento de Apps Android?
Eu vou te mostrar vários motivos relevantes, então fique até o final deste post e você vai ter todas as informações desta moderna linguagem de programação.
Interoperabilidade com Java
Kotlin é uma linguagem JVM e tem 100% de interoperabilidade com Java, você pode criar códigos Kotlin dentro de códigos Java e vice-versa, facilitando ainda mais a migração entre as duas linguagens.
Se você criou um aplicativo totalmente em Java e quer acrescentar novas funcionalidades, você pode dar andamento no projeto inserindo códigos Kotlin caso você deseje, você não terá nenhum problema em relação a compatibilidade.
Sintaxe Enxuta e Intuitiva
A linguagem Kotlin tem a sintaxe muita mais simples e concisa, você escreve poucas linhas de código e consegui fazer exatamente as mesmas funcionalidades que a linguagem Java, com isso você ganha muito mais produtividade, e a curva de aprendizado da linguagem acaba sendo mais rápida também, além de ser mais fácil de fazer manutenção no projeto depois.
Oficialmente Suportada pelo Google
Outro motivo importante que você deve levar em consideração, são as empresas por trás da linguagem, simplesmente duas gigantes do mercado internacional, uma é a empresa Google e a outra é a JetBrains criadora do Kotlin.
A JetBrains é uma empresa muito famosa no desenvolvimento de softwares para desenvolvedores, ela já desenvolveu diversas IDEs famosas como: PhpStorm usado para programar em PHP, PyCharm para Linguagem Python, RubyMine para Ruby, Intellij IDEA para Kotlin e muitas outras IDEs.
Em 2017 a empresa Google firmou uma parceria com a empresa JetBrains, basicamente a ideia era popularizar a linguagem Kotlin e mostrar para o mundo o seu grande potencial, tornar ela de fato muito famosa no mercado.
No evento do Google I/O em 2017, o Google anunciou que o Kotlin é oficialmente suportado pela Google para desenvolvimento de aplicativos Android.
A partir do Android Studio 3.0, o suporte à linguagem foi adicionado nativamente na IDE, agora você consegui criar Apps nativos utilizando a linguagem Java e a moderna linguagem Kotlin.
Como surgiu o nome Kotlin?
Um dos principais escritórios da empresa JetBrains está localizada em São Petersburgo na Russia, que fica no Golfo da Finlândia.
O nome Kotlin foi inspirado na ilha de Kotlin, que está localizada no Golfo da Finlândia.
Hadi Hariri que trabalha na JetBrains foi quem desenvolveu a linguagem de programação Kotlin, homenageando a ilha de Kotlin.
A ideia da JetBrains em criar a linguagem, foi para facilitar o desenvolvimento das suas IDEs, pois estava sendo muito complicado desenvolver as plataformas usando a linguagem Java.
Motivo mais Importante
Existe um motivo muito importante e que vai impactar na sua decisão, a empresa Google e Oracle tem vários problemas judiciais em relação a linguagem Java.
A empresa Oracle detém dos direitos da linguagem Java, a Oracle processou a empresa Google alegando que ela estava utilizando varias APIs de modo indevido, esta briga entre gigantes ainda não acabou, e o processo ainda esta rolando.
As duas empresas estão listadas na bolsa de valores americana e essas brigas judiciais bilionárias, podem atrapalhar e muito ambas empresas.
Por isso temos que ficar de olhos abertos, pois pode acontecer da linguagem Java acabar sendo descontinuada do sistema Android por causa destas brigas, já a linguagem Kotlin está a todo vapor e crescendo a cada dia.
Eu preciso saber Java para programar Kotlin?
Essa é a dúvida mais frequente entre as pessoas, porém você não precisa saber Java para começar a programar em Kotlin. Se você já programa em Java, vai ficar ainda mais fácil programar em Kotlin, pois ela é muito semelhante ao Java, até por que a linguagem é baseada em Java.
Melhorias que a Linguagem Kotlin Trouxe
A linguagem traz diversas melhorias consideráveis no desenvolvimento de softwares e aplicativos Android.
Exemplos de algumas melhorias:
- Getters e Setters são gerados automaticamente, você não precisa mais se preocupar com isso.
- Chaves {} são opcionais nos casos em que não são úteis.
- Ponto e vírgula são opcionais.
- Código extremamente enxuto e limpo.
- O uso do Findviewbyid não é mais necessário.
- As variáveis em Kotlin não são nulas por padrão, quando a compilação acontece ele já verifica se as variáveis estão nulas, impedindo o famoso erro NullPointerException.
E muito mais melhorias como desempenho etc.
Conclusão
Você já deve ter percebido que a linguagem Kotlin traz diversos recursos modernos para o desenvolvimento, Dê uma chance para essa linguagem moderna, garanto que você não vai se arrepender, sempre é recomendado se manter atualizado, pois constantemente as tecnologias são atualizadas ou surge uma nova.
Se você quiser aprender a criar aplicativos para o Android utilizando a moderna linguagem Kotlin, clique aqui.
EU QUERO APRENDER A CRIAR APPS ANDROID
Se você gostou do conteúdo deste post, compartilhe com os seus amigos e deixe o seu comentário logo abaixo.
um forte abraço e até o próximo post.
4 Comentários
Boa noite.
Gostaria de agradecer aos desenvolvedores por nos trazer este curso com essa linguagem facilitadora, principalmente por desenvolverem um curso do zero ao avançado. Parabéns.
Eu que agradeço pela confiança Rodrigo!🙂
Site essencial para novos developer, conhecimento muito bem estruturado com foco no desenvolvimento desses profissionais.
TOP
Opa Cláudio! Que bom que você gostou do conteúdo do site, forte abraço!